Inúmeras pessoas lutam diariamente contra seus limites e dificuldades, superando tudo que lhes infundem dor e sofrimento.
Vemos na bíblia diversos exemplos de pessoas que padeceram de forma muito dolorosa, mais que superaram e fizeram da luta hostil uma vitória recompensadora.
Um deles é José, um homem escolhido e capacitado por Deus, que sobre saía de forma espantosa aos seus demais irmãos, o que gerara uma inveja tremenda por parte deles, José fazia a diferença no seio de sua família, prova disto, de escravo passou a governador, mas até chegar neste posto teve que sofrer calúnias, rejeição e correr por diversas vezes risco de vida, mas superou tudo isso e alcançou sua vitória.
E o que dizer de nosso senhor e salvador Jesus?
O maior exemplo de fidelidade, determinação e superação, padeceu de forma terrível suas aflições, foi levado ao extremo tanto físico quanto psicologicamente, suportou uma dor imensurável, por amor a mim e a você.
Marcos 15:
15 Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado.
16 E os soldados o levaram dentro à sala, que é a da audiência, e convocaram toda a coorte.
17 E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.
18 E começaram a saudá-lo, dizendo: Salve, Rei dos Judeus!
19 E feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram.
20 E, havendo-o escarnecido, despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes; e o levaram para fora a fim de o crucificarem.
21 E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.
22 E levaram-no ao lugar do Gólgota, que se traduz por lugar da Caveira.
23 E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou.
24 E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sobre elas sortes, para saber o que cada um levaria.
25 E era a hora terceira, e o crucificaram.
26 E por cima dele estava escrita a sua acusação: o rei dos judeus.
27 E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda.
28 E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.
29 E os que passavam blasfemavam dele, meneando as suas cabeças, e dizendo: Ah! tu que derrubas o templo, e em três dias o edificas,
30 Salva-te a ti mesmo, e desce da cruz.
31 E da mesma maneira também os principais dos sacerdotes, com os escribas, diziam uns para os outros, zombando: Salvou os outros, e não pode salvar-se a si mesmo.
32 O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.
33 E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona.
34 E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
35 E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Eis que chama por Elias.
36 E um deles correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a numa cana, deu-lho a beber, dizendo: Deixai, vejamos se virá Elias tirá-lo.
37 E Jesus, dando um grande brado, expirou.
Nestes versículos vemos todas as afrontas, torturas e crueldades, que fizeram a Jesus, percebemos sua dor, angústia e aflição.
Este é o momento exato no qual Jesus foi submetido a todo o tipo de covardia, onde ele se deparou com o significado de sofrimento, sua batalha pessoal.
No próximo texto veremos a superação de tudo isso, conseqüentemente sua vitória.
Marcos 16:
1 E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.
3 E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
4 E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.
5 E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas.
6 Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.
7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.
8 E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.
9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
10 E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.
A vitória de Jesus, ele ressuscitou contrariando todas as expectativas realizou o impossível e improvável, superou as adversidades tudo o que lhe dizia o oposto, o que era contrário a vontade e o desejo que estava cravado em seu coração de vencer, e através de seu sacrifício nos proporcionar uma chance de vivermos eternamente ao seu lado.
Podemos ver que o amor é o combustível que impulsiona alguém a superar suas dificuldades e limitações da mesma forma que José venceu suas tribulações por amor a Deus e sua família, Jesus também venceu por amor a Deus e a cada um de nós.
Vejo e gostaria de citar alguns exemplos de pessoas que tive a honra de conhecer e hoje as tenho como irmãos de sangue, um portador de deficiência física o outro com paralisia cerebral, que demonstram uma garra e determinação louvável, pessoas que não admitem ser consideradas como fracas e dependentes, pois com suas atitudes e esforços provam ser capazes de realizar tudo o que está em seus corações.
Ademir e Glaucinho tenho aprendido muito com eles, a determinação e vontade de desfrutar o melhor da vida, a cada dia superam obstáculos e barreiras, do preconceito e do descaso, mas a cada instante valorizam ainda mais aquilo que Deus lhes deu, o dom da vida, espero que você também possa aprender com estes exemplos, e passar a valorizar ainda mais sua vida e principalmente o sacrifício de Jesus, para que ele não seja em vão.
Todos nós passamos por provas e tribulações, mas nenhuma delas terá o mesmo peso que teve as de Jesus, ele nos preveniu em:
João 16:
33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo
Da mesma forma que ele venceu, nos concedeu forças para também vencermos.
Deus lhe abençoe!
Por: Max Aparecido
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Cada um caminha na sua estrada...
Não acredito em destino,
Isso tem lógica
Porque podemos dissuadir
Nesse caminhar,
Por uma mera aventura
Ou por circunstâncias acidentais
E seguirmos por outros rumos
À procura do sucesso,
Embora, às vezes,
não encontramos nada, só decepções...
Mas quem, na vida não sofre frustrações!
Isso ocorre nos momentos em que somos contrariados.
No entanto, não devemos, nessas ocasiões,
Entregar-nos ao desalento,
Mas, tentarmos viabilizar nossas conquistas,
Para nunca cairmos na desilusão!
É ruim entregar-nos à tristeza,
Devemos procurar sempre ter superação,
Em torno de nós há muita beleza!
Ao invés de melancolia,
Procuremos de todo modo imitar à natureza,
Vejamos o sol, ele some no entardecer,
Mas sempre nasce nas manhãs...
Max vc e iluminado de Deus
30 de abril de 2010 às 11:15
Postar um comentário